terça-feira, 13 de novembro de 2012

A ARTE DE JESSÉ – HOMENAGEM AO PINTOR PERNAMBUCANO




Homem simples, cuja alegria se encontrava  na “fidelidade às cores;” um pintor pernambucano. A fama não o alcançou – partiu deixando muitas das suas obras penduradas,emoldurando as paredes das casas de pessoas influentes – algumas, bem intencionadas,pagaram-lhe conscientemente; outras,deram-lhe alguns trocados.
Somos conhecedores da triste história, sobre a vida de alguns artistas, não só de Pernambuco e/ou, do Brasil, mas de famosos de nacionalidades diversas - Mozart e Van Gogh estão dentre esses - pintores, escritores e poetas que, chegaram ao término de suas vidas de forma trágica, catastrófica - entre frustrações, loucuras e suicídios, quando não, na mais completa miséria. Alguns alcançaram a fama após as suas partidas, rumo ao infinito – onde brilham entre outras estrelas.
Há nesse infinito um astro a brilhar – Jessé!  Depreciado em vida, por muitos e,  até ignorado; quase sempre levado ao ridículo. Porém, por estes,  explorado – quantos compraram as suas telas “a preço de bananas” porém, as colocaram nas paredes principais de suas casas, gabinetes, consultórios e mais. Jessé não se deleitou com os frutos do seu maravilhoso talento. Pintava constantemente e corria para vender a tela ainda fresca.
Jessé das facetas mil; dos florais; dos casarios, e,  por fim, das mulatas dos grandes olhos.
 Ao que ele imortalizou - a sua obra - os nossos aplausos; de sua pessoa e arte... Saudade. Seus pincéis que o digam. 






¹EstherRogessi,Crônica: A ARTE  DE  JESSÉ – PINTOR PERNAMBUCANO – EM FIDELIDADE ÀS CORES,Recife,13/11/12, Homenageem da pintora pernambucana;
² Fotos do Blog do GB; a foto do pintor Jessé é da autoria do Júlio Leite.

7 comentários:

  1. Meu tio tinha uma tela de Jessé, uma mulata, que tinha o poder de preencher toda a sala com seu olhar e cor. Busco informações sobre as telas de Jessé há muito tempo, uma vez que em minha memória infantil só tenho a imagem da Mulata e a assinatura de Jessé.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho uma belíssima obra o Jessé. Meu email ednafattori@gmail.com quero vendê-la. Juiz de Fora MG

      Excluir
  2. Não sabia que Jessé tinha falecido. Suas mulatas e as cores que transportava para as tela eram de uma alegria ímpar, Tenho 03 telas dele, uma mulata grande e linda e dois casarios superinteressantes.

    Ernani Bergamo Júnior

    ResponderExcluir
  3. Tenho uma tela do Jessé de uma linda mulata,quadro de 1977.Gostaria de vendê-la.Alguém se interessaria? R$ 5.000,00. (chagas.lopes@gmail.com)

    ResponderExcluir
  4. Realmente é tela da mulata é muito linda! Eu também tenho uma tela da mulata do ano 1980. Caso alguém tenha interesse em enfeitar sua parede ou acrescentar a sua coleção, ela está a venda por R$ 10.000,00. Aceito propostas.

    ResponderExcluir
  5. Tenho obras do Jessé ( A MULATA), obras de outros artistas nacionais e internacionais. Artesanatos peruanos e moedas antigas. Interessados: carlosrobertochaves@gmail.com

    ResponderExcluir